Em matemática, a homologia singular é uma teoria de homologia que associa a cada espaço topológico uma sequência de grupos abelianos , e a cada aplicação contínua , entre dois dados espaços topológicos, uma sequência de homomorfismos induzidos .
Assim como toda homologia, a homologia singular é um funtor covariante entre a categoria dos espaços topológicos e aplicações contínuas e a categoria dos grupos graduados em e os homomorfismos de grupos graduados em . É conveniente também, dado um espaço topológico e um subespaço , definir a homologia singular relativa .
Seja um espaço topológico, o simplexo padrão p-dimensional, isto é;
Note que, , a base canônica do também é o conjunto dos pontos extremais do convexo .
Sejam também, para ,
- ,
a aplicação linear que leva em , para , e em , para .
é o chamado i-ésimo operador face de .
Definimos o p-ésimo operador bordo sobre como
dada por .
Definimos um p-simplexo singular de como uma aplicação contínua
- .
Definimos para o p-ésimo grupo singular de , , como sendo o grupo abeliano livre gerado pelos p-simplexos singulares de .
Note que podemos definir também agindo sobre . Podemos escrever um elemento qualquer de como , onde os 's são p-simplexos singulares de , e os 's são inteiros não-nulos. Definimos por
.
Portanto, está bem definida.
Seja . Chamamos de de grupo dos p-ciclos singulares de X, que será denotado por .
De forma análoga, diremos que é o grupo dos p-bordos singulares de X, que será denotado por .
É fácil mostrar que , e que portanto, define um complexo de cadeias, a que chamaremos de complexo de cadeias singulares associado ao espaço topológico
Por definição, o p-ésimo grupo de Homologia de é grupo
.